Semana da Leitura anima o Agrupamento!

O nosso Agrupamento, como já vem sendo hábito em anos anteriores, está a dinamizar entre os dias 3 e 7 do corrente mês, a Semana da Leitura, que inclui na sua programação actividades diversificadas.
Para além da dinamização de várias sessões da "Hora do Conto", que estão a ser dinamizadas pelas professoras Luísa Vinagre (que aproveita a aposentadoria para se dedicar ao que mais gosta), Georgina Mourão e Emília Carvalho, decorreu, no dia 5, a visita do escritor Alexandre Parafita, inserida no âmbito da rubrica “Ao Encontro de…”. Este escritor transmontano presenteou os alunos dos 1.º e 2.º Ciclos com um diálogo informal onde lhes contou as origens das histórias dos seus livros, as suas motivações e orientações, havendo ainda espaço para os sensibilizar para a importância da leitura inserida nos seus diversos contextos de formação, crescimento e cidadania. Os alunos, por sua vez, apresentaram declamações e dramatizações de alguns textos do autor. Estas sessões foram, ainda, abrilhantadas com uma exposição de vários trabalhos produzidos pelos alunos e, ainda, pela participação do Clube de Música da E. B. 2, 3 de Celeirós com a entoação do hino da Biblioteca do Agrupamento.
Estas iniciativas, dinamizadas pela BE/CRE, com a colaboração dos docentes do Departamento de Línguas, das escolas do 1.º Ciclo e dos Jardins-de-Infância do Agrupamento, cumprem assim os seus objectivos, motivando os alunos para a importância da leitura e da escrita, não só enquanto instrumentos de aprendizagem e de aproximação do aluno à escola, mas também numa relação mais estreita com os livros e os seus autores.


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do Encontro com o escritor Alexandre Parafita.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da sua visita à escola.Comprei dois livros seus e gostei muito. São o "Vale das Fontes" e o "Conselheiro do Rei".

    ResponderEliminar
  4. Vi com muito agrado a exposição das descrições e imagens do vosso blog relativas à minha passagem pela vossa escola e quero vivamente felicitar-vos e manifestar-vos a minha convicção de que este trabalho e estas abordagens são do que há de mais correcto e mais eficaz em prol da motivação e sensibilização para a leitura entre as crianças e jovens. Por isso, o meu muito muito obrigado. Alexandre Parafita

    ResponderEliminar
  5. eu gostei muito do encontro com o Alexandre parafita

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da sua visita á escola de celeiros e também espero que tenha gostado do poema «Vou morar no arco-iris»

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito do encontro com o escritor Alexandre Parafita.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da sua visita à escola de Celeirós e também espero que tenha gostado do poema «Vou morar no arco-iris».

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da sua partiçipação na escola E.B.2/3 de Celeirós. Achei-o muito interessante. Li o seu livro " Bruxas,Feiticeiras e suas maroteiras " e gostei muito.

    ResponderEliminar
  10. Gostei deste encontro com o Alexandre Parafita. Li o seu livro " Bruxas Feiticeiras e suas maroteiras" e achei-o muito interessante.

    ResponderEliminar
  11. Eu gostei muito do encontro com o escritor Alexandre Parafita.

    ResponderEliminar
  12. Eum gostei muito deste encontro com escritor Alexandre Parafita. Eu li o seu livro " Bruxas Feiticeiras e suas maroteiras " e achei-o muito divertido.

    ResponderEliminar