Semana da Europa - de 3 a 9 de Maio



Lenda da EUROPA (adaptada)

"Europa era filha de Agenor e de Telefaassa. Zeus viu Europa brincar com as suas companheiras, na praia de Sídon, no reino de seu pai. Apaxonado pela sua beleza transformou-se num touro de resplandescente brancura, aproximou-se da jovem, indo deitar-se aos seus pés. Europa assustou-se, mas pouco depois, acariciou o animal, sentando-se sobre o seu dorso. Logo o touro se levanta correndo até ao mar. Apesar dos gritos da jovem, ele avança por entre as vagas e vai-se afastando da margem. Chegam ambos a Creta (...) e à sombra dos plátanos vivem o seu amor sendo que, em memória desta paixão, as árvores obtiveram o privilégio de nunca perder as folhas."

Curiosidades: A EUROPA é o segundo continente mais pequeno do Mundo, ocupando uma área de 10.498.000 km2. Compreende 44 países independentes, incluindo a Turquia e a Federação Russa (esta última maioritariamente localizada no continente Asiático).
O ponto mais alto da Europa é o Monte Elbrus, com 5.642 m de altitude, situado na Federação Russa.
A população total é de 700 milhões de pessoas. O país com menor área e população é o Vaticano (0,44 Km2 e 890 habitantes).

Sem comentários:

Enviar um comentário