Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama



"Comemora-se hoje, 30 de Outubro. É também conhecido como o Dia da Mulher Rosa, com o objectivo de chamar a atenção para um problema de saúde pública.
Todos os anos, em Portugal, surgem cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos.
Com esta data pretende-se sensibilizar a população nacional, e em particular as mulheres, para a importância do rastreio e prevenção desta doença que afecta sobretudo, mas não apenas, as mulheres acima dos 45 anos. O auto-exame regular dos seios, por palpação, e a realização de mamografias e ecografias são as principais medidas de prevenção. Se detectado precocemente, o cancro do seio é, na grande maioria dos casos, curável."
Trabalho realizado pela Equipa do PES

"A estatística diz que uma em cada sete mulheres sofre de CANCRO DA MAMA.
A prevenção é fundamental!!!
No dia-a-dia, é necessário identificar certas anomalias encontradas no nosso corpo como, por exemplo, um nódulo, vulgarmente designado por “caroço”, de forma a actuar rápida e eficazmente, para não sermos mais uma vítima deste “pesadelo”!!
Previne-te contra o cancro, antes que ele se apodere de TI!!" Trabalho realizado por: Ana e Catarina 9ºC

Na BE/CRE, os alunos do 9ºA sensibilizaram os colegas do 6ºE para esta problemática!
Espera-se que sejam eles os mensageiros da escola, junto das famílias, no sentido de contribuirmos para travar este "flagelo"!
video

1 comentário:

  1. adorei o video... os alunos do 9ºA fizeram bem em falar do cancro da mama sao muito inteligentes...

    ResponderEliminar