"Localismos"!!!

Os alunos EFA (B3 e Secundário) fizeram uma recolha de "localismos" da área pedagógica do Agrupamento e, no dia 18 de Junho, foram "Ao encontro de...Maria do Céu Nogueira e Fernando Aldeia", escritores e guardadores acérrimos dos "contos e ditos" do nosso Povo!
Partindo das obras "Mais perto do Céu" e "Cada espiga tem seu grão", de MCN e FA, respectivamente, leram, ouviram ler, conversaram, riram e fizeram rir com as "pícaras" e deliciosas estórias, verdadeiras e "ajuramentadas" transmitidas, sobretudo, pelos nossos avós!!! E, como "Quem conta um conto acrescenta um ponto" contaram-se várias "versões" de "rezinhas", crendices, lenga-lengas, estórias de escárnio e mal-dizer... E a sessão que estava agendada para ter a duração de 1 hora (das 21 às 22) só terminou quando o grupo de "grandes conversadores e contadores de estórias" quis... já passava das 11,30!!!
Mulheres, homens,dois jovens adultos e dois escritores (Reformados??? Qual quê!!!) que, depois de mais um dia de trabalho, propocionaram momentos como aqueles que se viveram na nossa BE/CRE, merecem a nossa admiração e o nosso MUITO OBRIGADA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário